Cultura Empresarial

CULTURA EMPRESARIAL EM DOSES: 5 habilidades mais procuradas no mercado de trabalho
1 de julho de 2019
CULTURA EMPRESARIAL EM DOSES: 5 habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

5 habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

 É bastante usual nas análises de RH o uso da sigla CHA. Serve para designar Conhecimento, Habilidades e Atitudes, sendo um dos modelos mais atuais empregados pelas melhores organizações para avaliar seus colaboradores.

 O “C” refere-se ao conhecimento sobre um determinado assunto, aplicando-se ao fato de a pessoa possuir certo know-how a respeito de algo que tenha valor tanto para a empresa como para ela mesma.

 O “A” refere-se à atitude proativa, ou seja, corresponde à postura de não esperar que as coisas aconteçam aleatoriamente ou que alguém lhe diga o que fazer. Caracteriza-se pela iniciativa de entender a situação e saber agir de forma autônoma e eficiente.

 O “H” corresponde à habilidade de oferecer resultados colocando em prática o conhecimento teórico adquirido ao gerar soluções efetivas para eventuais impasses. Consiste, portanto, na sabedoria para executar a tarefa;

 Segundo levantamento do LINKEDIN, as cinco habilidades que os empregadores mais valorizam são;

 

Pensamento crítico e resolução de problemas;

Adaptabilidade e flexibilidade;

Comunicação;

Liderança;

Inovação e criatividade.

 

A mesma pesquisa aponta que, até 2022, a tecnologia vai substituir cerca de 75 milhões de empregos no mundo. Ao mesmo tempo, mais de 133 milhões novas de ocupações serão criados a partir dos impactos tecnológicos no mercado de trabalho sendo que estas exigirão cada vez mais as habilidades interpessoais.

Segundo Feon Ang, vice-presidente de Talento da rede social na Ásia-Pacífico, o desenvolvimento dessas habilidades requer um esforço conjunto entre empresas, que devem investir em seus colaboradores, e os próprios profissionais, que precisam ser proativos na procura por oportunidades de desenvolvimento. “Tudo está relacionado com se colocar em situações inconfortáveis e buscar aprimorar essas habilidades….”, disse a executiva em entrevista à CNBC. Assim, torna-se evidente que HABILIDADES podem e devem ser desenvolvidas e que estas serão o maior diferencial no mercado de trabalho futuro na tríade CHA.

 

VAMOS DESENVOLVER NOSSAS HABILIDADES!!!

O texto acima é minha livre interpretação dos textos   publicado nos sites  https://newtrade.com.br/carreira/essas-sao-as-5-habilidades-mais-procuradas-no-mercado-de-trabalho-segundo-o-linkedin/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_term=https%3A%2F%2Fnewtrade.com.br%2Fcarreira%2Fessas-sao-as-5-habilidades-mais-procuradas-no-mercado-de-trabalho-segundo-o-linkedin%2F&utm_content&utm_campaign=Campanha+tarde+-+26%2F06%2F2019  https://www.projectbuilder.com.br/blog/o-que-e-cha-em-gestao-de-pessoas/   portanto pode não refletir exatamente a mensagem dos autores.

JULIANO CESAR FARIA SOUTO

Estanciano, 55 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e autosserviço. Líder empresarial exercendo atualmente o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacado e Distribuidores.

 

Voltar